Este Steinhart tem um lugar especial no meu coração porque foi, indiretamente, a razão que me levou a criar este blog.
Depois de o “namorar” durante algum tempo, encomendei-o através do website da marca (a única forma de obter um Steinhart), depois de trocar alguns emails com a empresa e pedir que me colocassem uma bracelete diferente – algo que fizeram sem alterar o preço.
O que se passou a seguir é uma excelente lição não só para mim mas também para quem quer que pretenda adquirir um relógio através da Internet. Mas vamos por partes.
1. A troca prévia de mensagens com o website a partir do qual pretendemos adquirir um produto (seja ele um relógio ou outra coisa qualquer) é uma regra essencial do comércio eletrónico. Porquê? Porque se não sentir que do lado de lá existe alguém que o(a) ouça antes da compra, o mais provável é que certamente ninguém lhe dará ouvidos a qualquer problema que possa surgir depois de pagar.
2. As minhas expectativas eram elevadas e reconheço que, quando recebi o relógio, fiquei um pouco desapontado. A culpa não é do relógio, mas da imagem que dele fazemos com base nas (belas) fotos no site: este é um dos casos em que o produto é fotogénico mas o relógio em si não o é tanto…
3. Durante algumas semanas esforcei-me por gostar do relógio, mas tudo o que nele me parecia uma boa ideia foi exatamente o que tornou difícil viver com ele no pulso. Começando pelas dimensões, os 44mm estão no limite do que o meu pulso “aguenta” mas a espessura da caixa, de mais de 14mm, não ajudou. Também o mostrador “B-Type” (no qual a graduação dos minutos é a principal, com as horas a serem mostradas numa escala concêntrica com menor destaque) é interessante do ponto de vista do design mas requer alguma habituação.
No entanto, o que mais me custou a habituar foi a ausência de data – esteticamente funciona, tornando o mostrador mais limpo e elegante, mas em termos funcionais é algo que descobri que me faz mais falta do que imaginava. Resultado: tanto tentei gostar dele que deixei passar o prazo para o devolver mas acabei por vendê-lo na eBay sem perder dinheiro porque entretanto subiu de preço!
4. Globalmente, este é um relógio tipo “navegador” (no sentido de tripulante de bombardeiro da Segunda Guerra Mundial) belíssimo e com um preço ainda por cima bastante bom (€370) para um modelo com movimento mecânico ETA 2824-2 (mas no qual o disco de data não é usado) e mostrador com vidro de safira. Com base na minha experiência, este é um relógio altamente recomendável para quem procura este tipo de modelos. Além disso, a Steinhart revelou ser uma excelente empresa, com resposta rápida às solicitações e capacidade de acomodar pedidos adicionais (caso da bracelete diferente).
Contudo, o facto de ter decidido não ficar com ele prova os perigos de comprar pela Internet: mesmo quando parece que nada irá correr mal, podemos acabar por ficar desapontados – algo que não aconteceria se o tivéssemos experimentado numa loja.
Um relógio é algo muito pessoal em que o que é lindo para uns é uma monstruosidade para outros. Pior: o que nos parece fantástico numa foto poderá não funcionar no nosso pulso.
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