26 agosto, 2014

Luminox Atacama Field Day Date 1920 Series A.1921



A Luminox foi das primeiras marcas de relógios a utilizar tubos de trítio nos mostradores dos seus modelos, de tal forma que essa é hoje a sua principal imagem de marca e fator de diferenciação, com a tecnologia a ser usada em toda a sua gama. Ao contrário da aplicação de materiais foto-luminescentes, como é o caso da Superluminova, os tubos de trítio brilham de forma permanente, sem necessidade de uma exposição prévia à luz.

A empresa, que tem origem nos EUA, utiliza movimentos suíços automáticos ou de quartzo nos seus relógios. Todos os modelos têm inspiração militar, com as gamas a serem divididas em quatro grandes grupos: Sea, Air e Land e Space.

O relógio que trago hoje pertence ao grupo Land. Trata-se do modelo A.1921 da gama Atacama Field Day Date 1920 Series e é baseado num movimento de quartzo suíço Ronda 517 com dia e data modificado – o movimento de referência tem dia e data às 3H00 mas, neste modelo, a janela do dia passou para as 9H00.

A execução é feita no mais puro estilo militar: caixa em aço de 45mm, revestimento PVD em cinza escuro (“gun metal”), escala principal com numerais árabes brancos com grande visibilidade, escala secundária de tipo militar (24 horas), resistência à água de 20 atmosferas (até 200 metros) e vidro de safira.

Isto, claro, além da já referida aplicação de tubos de trítio aos índices e ponteiros, para visibilidade permanente.

O preço do conjunto (pesquisa online) ronda os €400, o que não sendo propriamente barato para um relógio de quartzo, parece-me justo para os materiais usados e o nível de acabamento aparente. Existem variações sobre este modelo com diferentes cores da caixa, do mostrador e das pulseiras de pele – incluindo bracelete em aço.

Edit 29/11/2020: Este modelo foi descontinuado. Veja a nova gama Land da marca aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário