21 agosto, 2014

Longines 24H Single Push-Piece Chronograph

lon24mono1[1]

Uma das razões pelas quais este blog existe é para chamar a atenção para a quantidade de opções existentes no mundo da relojoaria a preços razoáveis – não é preciso gastar muito para termos no pulso uma peça bonita, elegante e de qualidade. Além disso, à semelhança do que acontece em muitos outros sectores, pagamos muitas vezes pela marca quando é possível termos um produto semelhante, ou até mesmo melhor, por menos dinheiro.

Mas também é preciso reconhecer que há relógios que custam muito dinheiro porque nos propõem algo de verdadeiramente diferente e único, que dificilmente poderá ser emulado pela concorrência, e que têm um preço elevado porque não podem tirar partido de uma produção em larga escala. Não é todos os dias que encontro exemplos de que valha a pena falar, mas este é um desses dias.

O Longines 24 Hours Single Push-Piece Chronograph é uma peça que replica as linhas de um dos relógios de piloto da marca dos anos 50. Trata-se, como o nome indica, de um cronógrafo (o ponteiro de segundos principal serve para medir lapsos de tempo; a medição em permanência é assegurada pelo ponteiro de pequenos segundos às 18H00) cujo controlo é feito através de um poussoir único. O relógio possui uma outra particularidade: indica as horas através de uma escala de 24H00 completa.

Trata-se de uma peça que não é para todos apenas pelo preço elevado (que não foi ainda anunciado à data em que escrevo este artigo, mas que será sempre elevado para o que consideramos como razoável por estas bandas…) mas também pelas grandes dimensões: a sua caixa em aço tem 47,5mm de diâmetro.

Este modelo utiliza um movimento mecânico automático L789 que integra um cronógrafo de roda de colunas e que a Longines diz ter sido produzido especificamente para a marca, sendo uma adaptação moderna do seu próprio movimento de poussoir único.

Além da função de cronógrafo e da indicação de hora numa escala de 24H00, o relógio possui o já referido ponteiro de pequenos segundos às 9H00 (18H00, neste caso!) bem como uma pequena janela de data às 6H00 (12H00, na verdade…).

Uma das particularidades que mais me agrada é a execução do mostrador e a forma como os designers da Longines conseguiram criar de forma harmoniosa as escalas de 14H00 e de 60 minutos/segundos, bem como a forma elegante do mostrador de pequenos segundos, que cumpre com a sua função sem interferir na leitura da escala horária.

Sem comentários :

Enviar um comentário