30 agosto, 2014

Citizen Chandler BV1085-14E



O Citizen Chandler BV1085-14E é um interessante membro da família de movimentos de quartzo Eco Drive da marca japonesa. A sua faceta mais original é a utilização de um mostrador com escala principal tipo "B", ou seja, os numerais mais evidentes são os que assinalam os minutos e não as horas – as quais surgem numa escala concêntrica com bastante menos visibilidade e destaque.

É uma abordagem típica dos relógios de aviação, reminiscente dos modelos usados pelos navegadores dos bombardeiros da Segunda Guerra Mundial, para quem era mais importante a medição dos minutos do que a visualização da passagem das horas.

Neste caso, o desenho é ainda equilibrado por um mostrador de pequenos segundos às 6H00 e uma janela de data às 3H00, sendo que houve o cuidado para que nenhuma destas funcionalidades beliscasse minimamente a leitura da escala principal, como muitas vezes acontece – sobretudo com janelas de data que por vezes se substituem à posição de índices e numerais.

Este equilíbrio é sem dúvida facilitado pelo facto de este ser um relógio razoavelmente grande, com uma caixa que tem 43mm de diâmetro. Mas o resto da execução é também muito boa, especialmente para um relógio que pode ser adquirido online por apenas €160: mostrador com vidro mineral; aplicação de material luminescente em ponteiros, índices e numerais; revestimento da caixa em PVD negro; bracelete de lona; e resistência à água até 100 metros.

Uma variação interessante, com a referência BV1085-22H, troca o mostrador negro por cinza escuro com contrastes em laranja (em vez de branco) e branco (em vez de amarelo).

Edit 29/11/2020: este modelo encontra-se descontinuado, embora ainda possa ser encontrado em algumas lojas online

Sem comentários :

Enviar um comentário