02 março, 2013

Seiko Sportura Perpetual Calendar SNP055P2

03828842206_1A ideia de que só entre marcas não suíças encontramos relógios acessíveis nem sempre corresponde à realidade. Veja-se por exemplo o caso dos Grand Seiko, cujo preço (e qualidade) rivaliza com modelos da Omega ou Rolex.

Mas mesmo alguns modelos de gamas mais modestas podem igualmente custar mais do que estaríamos à espera. Este Seiko da gama Sportura é o exemplo de um relógio japonês que custa um pouco mais do que eu gostaria mas que, na realidade, oferece um conjunto de funcionalidades que será difícil encontrar por outras paragens ao mesmo preço.

À primeira vista parece-se tratar-se de um cronógrafo, com os seus dois sub-mostradores, mas na realidade trata-se de um modelo a meio caminho entre um relógio desportivo e um dress watch e cuja funcionalidade mais interessante é a presença de um calendário perpétuo até 2100: o relógio realiza corretamente a passagem da data nos dias com 30 dias e em fevereiro quer nos anos normais (28 dias) ou bissextos.

A data é indicada numa janela dupla às 12H00 (big date); o sub-mostrador às 3H30 é um indicador de 24 horas; o sub-mostrador às 6H00 indica o mês e uma pequena janela às 9H00 indica se o ano é normal ou bissexto.

O relógio tem 42mm de diâmetro numa caixa em aço com resistência à água até 100 metros e vidro de safira. O movimento é um Seiko Kinetic Perpetual de quartzo, que utiliza um rotor como nos movimentos automáticos, para gerar a energia necessária para manter carregada uma bateria de iões de lítio. 

O preço de referência para este relógio é de €699, mas pode ser encontrado online um pouco mais barato.

1 comentário :

  1. Este relógio não tem concorrência...é fantástico

    ResponderEliminar