24 agosto, 2014

Hamilton X-Wind Auto Chrono H77616533

Hamilton H77616533A Hamilton é uma marca do Grupo Swatch que está posicionada imediatamente a seguir à Tissot. Gosto de quase todos os seus modelos, arrumados em  dois grandes grupos – American Classic e Khaki – a partir dos quais existem depois outros subgrupos. Este original cronógrafo pertence ao subgrupo Aviation da coleção Khaki.
Existem várias referências deste modelo, com variações de mostrador e bracelete, mas gosto sobretudo do H77616533 com bracelete em pele castanha. Trata-se de um relógio cujo preço de referência é da ordem dos €1.200 ($1.595 é o valor na loja oficial dos EUA) mas que é possível encontrar nalgumas lojas online  por menos de €1.000 – um preço excelente para o que aqui nos é oferecido.
E o que temos então? Este relógio em aço com 45mm de diâmetro possui um calibre H-21, uma versão modificada do movimento cronógrafo mecânico automático ETA 7750 (a.k.a. “Valjoux 7750”) na qual as janelas de dia e data foram recolocadas às 9H00, no lado oposto ao que é habitual, trocando de lugar com o mostrador de pequenos segundos. 
As alterações da Hamilton ao ETA 7750 que resultaram neste calibre H-21 permitem também oferecer uma autonomia melhorada – cerca de 60 horas contra uma reserva de marcha habitual da ordem das 42 horas.
O resto da execução é bastante cuidada e inclui mostrador com vidro de safira, resistência à água até 100 metros e fundo para observação do movimento em vidro.
O nome deste relógio – “X-Wind”, uma abreviatura de “Cross Wind”, ou seja, “vento cruzado” – deriva de mais uma funcionalidade pouco comum: um calculador de ângulos de deriva do vento, útil para pilotos e co-pilotos de aeronaves, que funciona através de três biséis rotativos, dois interiores e um exterior.
Esta função originou a necessidade de uma outra alteração, que empresta uma originalidade adicional ao relógio: enquanto a coroa principal e os poussoirs do cronógrafo foram deslocados para o lado esquerdo da caixa, as duas coroas que vemos do lado direito destinam-se na verdade a mover os dois biséis interiores rotativos; o terceiro bisel, exterior, pode ser movimentado diretamente.
Tenho a certeza de que 99% dos compradores deste relógio jamais irão necessitar de calcular o ângulo dos ventos cruzados (e os 1% que precisarão, provavelmente terão outras ferramentas para o efeito…) mas que o resultado é um bonito e invulgar cronógrafo automático, disso estou certo!

1 comentário :